O Despoluir – Programa Ambiental do Transporte completa 8 anos em julho. Nesse período, a iniciativa tem incentivado empresários, transportadores autônomos e taxistas a adotarem práticas ambientalmente responsáveis e a diminuírem os impactos do setor ao meio ambiente.

Para atingir esse objetivo, ao longo dos anos a CNT e o Sest Senat​ desenvolveram importantes projetos como Caminhoneiro Amigo do Meio Ambiente; Redução da Emissão de Poluentes pelos Veículos; Tecnologias e Energias Limpas e Gestão Ambiental. As ações já alcançaram mais de 24 mil transportadores.

Um dos resultados que chamam a atenção é o do projeto Redução da Emissão de Poluentes pelos Veículos. Como forma de melhorar a qualidade do ar e estimular o uso racional de combustíveis, o Despoluir realizou mais de um milhão e trezentas mil avaliações veiculares em conjunto com Federações de Transporte de cargas e de passageiros.

Além de contribuírem para o desenvolvimento sustentável, as atividades do Programa Ambiental do Transporte também colaboram para a redução de custos de empresas e caminhoneiros autônomos, com a adoção de procedimentos mais limpos.

Com o Despoluir, o setor transportador assume seu papel na construção de um mundo ambientalmente mais equilibrado.​​

Palavra do presidente

Clésio Andrade

Clésio Andrade, presidente da CNT

No momento em que o mundo busca alternativas de crescimento ambientalmente corretas, o Despoluir se consolida com uma série de projetos e ações com a finalidade de melhorar o desempenho ambiental no setor transportador, mudando mentalidades, quebrando paradigmas e multiplicando o conhecimento.

Nesse processo, o trabalhador em transporte é peça fundamental, contribuindo para a construção de um mundo ambientalmente equilibrado. Por meio do Despoluir, a CNT reflete, no meio transportador, e estimula, no conjunto da sociedade, a importância de se praticar um transporte eficiente e ambientalmente correto.​



Na vanguarda da sustentabilidade​

O Programa Ambiental do Transporte mudou a cultura do setor. Hoje, empresas buscam a gestão ambiental e estabelecem metas de procedimentos mais limpos.

Confira o vídeo com o balanço dos cinco anos e conheça um pouco mais das atividades oferecidas.​