Compartilhe

Apresentação

Palavra do presidente

Clésio Andrade, presidente da CNT e dos Conselhos Nacionais do SEST e do SENAT.
​ ​

No momento em que o mundo busca alternativas sustentáveis de crescimento, o transporte, atividade fundamental para o desenvolvimento do Brasil, assume sua responsabilidade em favor da qualidade de vida e do meio ambiente. Para aprimorar sua atuação ambiental e também cuidar da saúde dos seus trabalhadores e familiares, o setor transportador conta com o auxílio do Programa Ambiental do Transporte - Despoluir.

Criado como uma iniciativa conjunta da Confederação Nacional do Transporte - CNT, do Serviço Social do Transporte - SEST e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte - SENAT, o Despoluir se consolida como grande parceiro dos transportadores por meio de diversas ações que promovem o bem-estar, mudam mentalidades e multiplicam conhecimentos.

Nesse processo, o trabalhador do setor é a peça fundamental, tornando-se um disseminador de boas práticas socioambientais. Com o Programa, a CNT, o SEST e o SENAT estimulam e defendem um transporte cada vez mais limpo, eficiente e sustentável, trazendo benefícios não só para os seus trabalhadores, mas também para toda a sociedade.

O Despoluir completa dez anos em 2017!

O Programa Ambiental do Transporte mudou a cultura do setor transportador no Brasil. Há uma década, incentiva os transportadores a adotarem práticas ambientalmente responsáveis e a diminuírem os impactos na natureza e na saúde pública, com foco especial na qualidade de vida dos trabalhadores.

Complementarmente, as Unidades do SEST e do SENAT realizam diversas ações ambientais, com reflexos na melhoria das condições de saúde dos trabalhadores, além cuidarem da capacitação desses profissionais, oferecendo atividades educativas, esportivas e culturais.

Assista ao vídeo institucional do Despoluir

 

Uma das ações do Despoluir de maior destaque é a Avaliação Veicular Ambiental. Com o propósito de melhorar a qualidade do ar, cuidar da saúde dos trabalhadores e estimular o uso racional de combustíveis, essa linha de ação já atendeu cerca de 42 mil transportadores e realizou mais de 2 milhões de avaliações veiculares.

Além de contribuírem para o desenvolvimento sustentável, as atividades do Despoluir também colaboram para a redução de custos de empresas, caminhoneiros autônomos e taxistas, com a adoção de procedimentos mais limpos.

Com o Despoluir, os transportadores assumem seu papel na construção de um mundo ambientalmente mais equilibrado.

Conheça mais o Despoluir

Folder

Porfólio (em português)

Portfólio (em inglês)

Conheça as linhas de ação do Despoluir: