Para promover a redução da emissão de poluentes por meio da avaliação veicular, a CNT e o Sest Senat​ criaram o projeto Redução da Emissão de Poluentes pelos Veículos. O objetivo da iniciativa é a melhoria da qualidade do ar e do uso racional de combustíveis. 

Uma coordenação nacional instalada pela CNT e o Sest Senat, em Brasília, gerencia o projeto, executado por Federações de Transporte de cargas e de passageiros  -  que possuem equipes técnicas especializadas. 

A CNT e o Sest Senat equiparam unidades móveis de avaliação veicular com opacímetros e instrumentos necessários para analisar os pontos críticos que influenciam na emissão de poluentes e no uso racional de combustível dos veículos movidos a diesel.

Como participar

Para participar, basta entrar em contato com a Federação de Transporte​ da região e solicitar a visita da equipe técnica. Mais informações podem ser obtidas na Central de Relacionamento da CNT (0800 728 2891).

Como funciona

A avaliação é feita com base nas normas do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que estabelecem os critérios e os procedimentos para medição da opacidade dos gases de escapamento para as diferentes categorias de veículos automotores, nacionais e importados. Além de avaliar os veículos, os técnicos do Despoluir:

  • informam sobre procedimentos para preservação da qualidade do combustível durante o recebimento, armazenamento, drenagem dos tanques e rotina padrão de abastecimento; 
  • orientam mecânicos sobre a importância da manutenção preventiva, do uso racional de combustível e lubrificantes, bem como o descarte correto de óleos, pneus, baterias, peças, filtros usados; 
  • orientam motoristas sobre o meio ambiente e condução econômica.

Selo Despoluir​

​O veículo que estiver dentro dos padrões de emissão de poluentes recebe o Selo Despoluir. 

Benefícios do Projeto

Com a avaliação, consegue-se reduzir a poluição atmosférica provocada por veículos automotores. Ela também é um bom indicativo do estado de manutenção do motor, fator que tem relação direta com as emissões e a eficiência energética.

A menor emissão dos veículos a diesel traz economia de combustível e possibilita um melhor desempenho econômico para empresários de transporte e caminhoneiros autônomos. Melhora, sobretudo, a qualidade de vida da população e a saúde pública, principalmente, nos grandes centros urbanos, onde a concentração de veículos é maior.

O projeto gera benefícios para todos: setor de transporte, governo e sociedade.

Parcerias

Com o objetivo de estabelecer transparência e fortalecer a credibilidade das ações promovidas pelo Projeto, a CNT, o Sest Senat, e as Federações participantes promovem parcerias com instituições como prefeituras, governos estaduais, universidades, institutos e ONGs.​​